Confira passo a passo de como pedir o auxílio emergencial de R$ 600
O cadastro deve ser realizado somente por MEIs, trabalhadores informais e contribuintes do INSS.
Nesta terça-feira (07), a Caixa Econômica Federal disponibilizou as plataformas para que os Microempreendedores Individuais (MEI) e trabalhadores totalmente informais realizem o cadastro para receber o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal.
Para a realização do cadastro, a Caixa disponibilizou um aplicativo, disponível para Androide iOS, um site, além do número 111 que é destinado para que a população tire dúvidas sobre o auxílio emergencial.
- Para realizar o cadastro pelo site (auxilio.caixa.gov.br) clique aqui.
Quem pode realizar o cadastro
O cadastro feito pelo site ou pelo aplicativo deve ser realizado somente por Microempreendedores Individuais (MEI), contribuintes individuais do INSS e trabalhadores que são totalmente informais. Pessoas que já possuem o Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários do programa Bolsa Família não precisam realizar o cadastro.
Passo a Passo
- Ao entrar no site ou no aplicativo, o trabalhador deve clicar no ícone “realizar sua solicitação”.
- Em seguida, o trabalhador deve observar os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial. Caso se enquadre nas categorias, o trabalhador deve marcar a opção na qual declara que leu e se enquadra nos requisitos e que permite que seus dados sejam analisados.
- Foto: DivulgaçãoSite para a realização do cadastro do auxílio emergencial
- Na página seguinte, o trabalhador deve informar alguns dados como nome completo, CPF, data de nascimento e o nome da mãe.
- O próximo passo é fornecer o número de telefone e informar a operadora para que a Caixa envie um código de confirmação.
- Após receber o código numérico, o trabalhador deve preencher o espaço no qual é solicitado o código recebido via SMS e seguir para a próxima página.
- Em seguida, deve ser informada a renda mensal do trabalhador, o tipo de atividade que desenvolve, o estado e a cidade.
- Na página seguinte, será pedido que o trabalhador informe quantos integrantes possui a família, o CFP, data de nascimento e o grau de parentesco com cada membro.
- Após preencher os dados da família, deve ser informado de que forma o trabalhador irá receber o auxílio: se é por uma conta já existente ou caso não possua, clique na opção “abrir conta e receber”.
- Em seguida, irá aparecer na próxima página um resumo com todas as informações do trabalhador, para verificar se todos os dados estão preenchidos corretamente.
- Na tela final, o trabalhador será informado que o cadastro foi realizado com sucesso e irá ser analisado.
- Ao voltar para a página inicial, é possível acompanhar a análise do pedido de auxílio emergencial.
Pagamento
De acordo com o calendário disponibilizado pela Caixa, para as pessoas inscritas no CadÚnico está previsto que o pagamento seja realizado a partir do dia 9 de abril. Para os demais beneficiários, como MEI e trabalhadores informais, a primeira parcela está prevista para o dia 14 de abril. A segunda parcela deve ser entre os dias 27 e 30 de abril, e a terceira entre 26 e 29 de maio.
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