MEC lança protocolo para volta às aulas em instituições federais
Com base no protocolo, as instituições federais devem adotar medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes.
Nesta quinta-feira (02), o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União um protocolo de biossegurança para a retomada gradual das aulas presenciais nas instituições de ensino federais, e afirma que o protocolo de segurança deve ser definido pelo governo local e pelas autoridades sanitárias.
Com base no protocolo disponibilidade no Portal do MEC, as instituições federais devem adotar medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes, uso de máscara, disponibilizar álcool gel 70% e respeitar às regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social, além de fazerem o escalonamento do acesso de estudantes a refeitórios e praças de alimentação.
“No uso de bebedouros, deverá se evitar contato direto com a superfície, devendo ser utilizado papel toalha com possibilidade de descarte em coletor de resíduos com acionamento sem contato manual e posteriormente, realizar a higienização das mãos. Na impossibilidade do cumprimento de tais orientações, recomenda-se a interdição dos bebedouros”, diz o documento.
Segundo o protocolo, as instituições devem manter o ensino à distância para alunos e servidores que fazem parte do grupo de risco da doença, além de pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes, portadores de doenças crônicas ou responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação da covid-19.
Ainda conforme o documento, deve ser constituído uma comissão com a comunidade escolar para que sejam definidos protocolos mais específicos adaptados a realidade de cada lugar, mas considerando as regras do estado e município.
Para conferir o protocolo de biossegurança para a retomada das aulas clique aqui.
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir