TRE-RJ aprova inelegibilidade de Marcelo Crivella por unanimidade
De acordo com Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o prefeito foi condenado também a pagar uma multa de até R$ 106,4 mil.
Nesta quinta-feira 924), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu, após votação, por tornar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) inelegível por seis anos devido a abuso de poder e conduto vedada a agente público. A decisão foi por unanimidade, 7 votos.
Conforme o TRE-RJ, na terça-feira (22) o julgamento tinha sido interrompido com um placar de 6 a 0, quando o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues havia pedido vistas para analisar o processo. Rodrigues argumentou ter tido pouco tempo para se inteirar sobre o julgamento – ele foi nomeado no TRE no último dia 31 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
De acordo com Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o prefeito foi condenado também a pagar uma multa de até R$ 106,4 mil, e a decisão prevê a imediata comunicação ao Juízo Eleitoral responsável pelo registro das candidaturas, independentemente de recurso. A defesa do prefeito diz que ele vai recorrer e que estará apto para concorrer à reeleição.
O recém-nomeado advogado de defesa, Rodrigo Roca, pediu uma questão de ordem no início da sessão, que não lhe foi concedida. "O julgamento é nulo pelo cerceamento de defesa, já que o advogado não pôde usar a palavra nem mesmo pela ordem, como é da sua prerrogativa", afirmou.
Segundo o TER-RJ, o prefeito que é candidato, à reeleição fica inelegível nas eleições municipais deste ano, a menos que a situação seja em alguma instância superior, como o Tribunal Superior Eleitoral ou o Supremo Tribunal Federal.
Justiça Eleitoral
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir