Viagora

Atividade econômica reduziu 1,13% em agosto, diz Banco Central

De acordo com o BC, os resultados do Índice de Atividade Econômica (IBC – Br) registram oscilação desde 2021.

Nesta segunda-feira (17), o Banco Central (BC) através do Índice de Atividade Econômica (IBC – Br), divulgou dados que apontam uma redução de 1,13% na atividade econômica brasileira em agosto de 2022, em relação ao mês de julho deste ano.

De acordo com o Banco Central, o IBC-Br atingiu 143,97 pontos em agosto, registrando um aumento de 4,86% em relação ao mesmo mês no ano anterior. No acumulado de um ano, o indicador ficou em 2,08%, registrando saldo positivo.

Conforme o BC, os resultados do IBC – Br apresentam oscilação desde o ano de 2021, apresentando queda em abril, alta em junho e julho, e mais uma redução em agosto.

O Banco Central informa ainda que o indicador foi desenvolvido como uma tentativa de antecipar a evolução da atividade econômica. No entanto, o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segue como o indicador oficial.

PIB

Segundo o BC, o PIB do Brasil avançou 4,6% em 2021, chegando ao total de R$ 8,7 trilhões. Já no primeiro semestre de 2022, o indicador cresceu 2,5% e a atividade econômica alcançou os 3%, ficando acima do patamar pré-pandemia.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também