Agricultura familiar terá cadastro CAF a partir dessa terça-feira
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ferramenta foi adotada para qualificar as unidades familiares da agricultura familiar.
A partir dessa terça-feira (01), o acesso a programa, ações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar deverá ser feito exclusivamente via Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ferramenta foi adotada para qualificar as unidades familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar, além de empreendimentos familiares rurais e formas associativas de organização da agricultora familiar.
Conforme o Ministério, a modificação decorre do fim do prazo de emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), que será encerrada nesta segunda-feira (31).
A Pasta informou ainda que com a mudança, o CAF será a principal ferramenta do agricultor familiar para acesso aos programas federais, sendo utilizado para verificação da aposentadoria rural. “Desde 2 de janeiro deste ano, o CAF já estava substituindo gradativamente a DAP/Pronaf, que deixará de ser emitida. As DAPs continuarão válidas até o fim da sua vigência, não sendo necessário que o beneficiário se antecipe ao fim da vigência de sua DAP”, apontou o Ministério.
Segundo o Mapa, os agricultores que não têm a DAP ativa precisarão buscar, a partir de 1º de novembro, a Rede CAF. “Neste momento, praticamente toda Rede DAP já fez a sua migração para a Rede CAF. Espera-se que, até o final de 2023, 2.519.854 famílias sejam beneficiadas por meio do registro de inscrição ativa no CAF”, completa a Pasta.
Com informações da Agência Brasil.
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Avião cai em avenida e pega fogo em Gramado no Rio Grande do Sul
O impacto da investigação envolveu um incêndio de grandes proporções na avenida, obrigando as autoridades locais a isolar a área.Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética.Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58.Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir