PIS/Pasep: calendário do abono salarial é aprovado para 2023
De acordo com a Condefat, o abono será pago para 23,6 milhões de trabalhadores em todo o Brasil.
Pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2021 poderão sacar o abono salarial a partir de fevereiro do próximo ano, com um prazo de até julho do mesmo ano.
Foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), nessa quinta-feira (15), o calendário do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2023.
De acordo com a Condefat, o abono será pago para 23,6 milhões de trabalhadores em todo o Brasil e que desse total, 21,4 milhões que trabalharam na iniciativa privada receberão o PIS. Já os 2,2 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm o direito ao Pasep.
Segundo a Condefat, os pagamentos ocorrerão da forma tradicional, divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, se for o caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O dinheiro a ser recebido será depositado nas datas de liberação dos lotes e poderão ser sacados até 28 de dezembro de 2023. Caso esse prazo seja excedido, será necessário aguardar a convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.
Só recebem o benefício aquele trabalhador que é inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenham trabalhado formalmente por no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O valor a ser recebido é proporcional ao período em que o empregado trabalhou om carteira assinada em 2021. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 108,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. O beneficiário que trabalhou os 12 meses com carteira assinada, receberá o salário mínimo cheio, que será de R$ 1.302 no próximo ano, de acordo com a medida provisória editada nessa segunda-feira (12).
Com informações da Agência Brasil.
Abono Salarial
PIS/Pasep
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir