Viagora

IBGE divulga Mapa de Potencialidade Agrícola em solos do Brasil

Conforme o IBGE, a pesquisa aponta a qualificação dos solos brasileiros com relação a seu desenvolvimento na agricultura.

Nessa segunda-feira (5), data que se comemora o Dia Mundial do Solo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil, onde aponta a qualificação dos solos brasileiros com relação a seu desenvolvimento na agricultura, levando em consideração os recursos naturais, o solo e o relevo.

Conforme o IBGE, entre os mais de 500 tipos de solos existentes no Brasil, 29,6% tem boa e 2,3% muito boa potencialidade ao desenvolvimento agrícola. Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos. As áreas com restrições significativas são 21,4% do território nacional e em 11% do país as áreas têm restrições muito fortes ao uso agrícola.

De acordo com o Mapa publicado pelo Instituto Brasileiro, foram classificados segundo características como textura, pedregosidade, rochosidade e erodibilidade, para definir se a terra tem potencialidade ou restrições ao desenvolvimento agrícola. Os locais com potencialidade moderada são as que têm relevos ligeiramente acidentados e que exigem adequações para a agricultura, mas que são relativamente fáceis de serem corrigidos.

Ainda segundo o IBGE, as áreas com restrições significativas têm relevos mais acidentados, com problemas de fertilidade e restrições de profundidade, o que pediria ações mais complexas de manejo agrícola e uma agricultura especializada adaptada. Já a classificação de áreas com restrições muito fortes ao uso agrícola indica locais com declividade muito acentuada, a presença de sais indesejáveis ou restrições importantes de profundidade, o que exigiria ações muito significativas e intensivas para tornar a terra adequada ao plantio.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também