Câmara aprova Medida Provisória que regulamenta ensino domiciliar
Uma das exigências para que o ensino domiciliar seja aprovado, seria de que pelo menos um dos pais ou responsáveis tenha escolaridade nível superior ou profissional tecnológica reconhecida pelo MEC
Na noite dessa quarta-feira (18), a Câmara aprovou o texto-base do projeto de lei (PL) 3.179 de 2012, que regulamenta a prática da educação domiciliar (Homeschooling) no Brasil.
Os destaques da matéria ainda não foram votados, e serão analisados na próxima sessão, nesta quinta-feira (19). Para poder utilizar a educação domiciliar, o estudante deverá estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, que deverá acompanhar o desenvolvimento educacional durante o ensino.
Uma das exigências para que o ensino domiciliar seja aprovado, seria de que pelo menos um dos pais ou responsáveis tenha escolaridade nível superior ou profissional tecnológica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Outro requisito é a certidão negativa perante as justiças federal e estadual (o distrital).
Ensino em casa
Os pais que estejam interessados em ensinar os filhos em casa deverão seguir a Base Nacional Comum Curricular definida pelo MEC. Além disso, poderão ser incluídas matérias e disciplinas adicionais à rotina de ensino.
Os pais ou responsáveis, terão que garantir a convivência familiar e comunitária do estudante e a realização de atividades pedagógicas para promover a formação integral do estudante, contemplando seu desenvolvimento intelectual, emocional, físico, social e cultural.
A responsabilidade de manter os registros periódicos das atividades e encaminhar, na forma de relatórios, à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado. O aluno também deverá participar de avaliações anuais de aprendizagem durante o ciclo de educação básica.
Nos ensinos fundamental e médio, além desses relatórios, será necessária uma avaliação anual com base no conteúdo curricular, admitida a possibilidade de avanço nos currículos e nas séries, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases. (LDB)
Caso o desempenho do estudante nessa avaliação anual for considerado insatisfatório, uma nova avaliação, em caráter de recuperação será oferecida no mesmo ano.
Por: Matheus Santos
Com informações da “Agência Brasil”
Educação
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir