Viagora

IBGE abre mais vagas temporárias para o Censo de 2022

De acordo com o IBGE, as inscrições podem ser realizadas de forma presencial na próxima segunda-feira (29).

Nessa quinta-feira (25), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciou o início para as inscrições para o processo seletivo para preencher cerca de 6.514 vagas de recenseador e 251 vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que deverão atuar temporariamente no Censo 2022.

De acordo com o IBGE, as inscrições podem ser realizadas de forma presencial na segunda-feira (29). O Instituto informou também que o local de inscrição está registrado no Anexo I do edital, disponível no site. Cidades de 18 estados brasileiros serão contempladas com as vagas de recenseador. Já para as vagas de agentes censitários municipais e supervisores, 16 estados serão beneficiados.

Conforme informações do Instituto, pessoas com deficiência possuem reserva de vagas, desde que as atribuições da função sejam compatíveis. Pessoas pretas e pardas também terão direito a reserva. A seleção dos escolhidos se dará por meio de análise de títulos.

Recenseadores e Agentes Censitários

Segundo o IBGE, para a função de recenseador é necessário que o candidato possua o ensino fundamental completo, além de ter idade mínima de 18 anos. A remuneração ocorre por produção.

Já para cumprir as funções de agente censitário, é necessário ter ensino médio completo e mais de 18 anos. O salário mensal desses profissionais é de R$ 2.100,00 para o agente municipal e de R$ 1.700,00 para o agente superior.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Censo 2022

Facebook
Veja também