Viagora

Desemprego segue em queda e fecha trimestre em 9,1%, aponta IBGE

De acordo com os dados divulgados, o numero de pessoas ocupadas chegou a 98,7 milhões, número recorde na série histórica, iniciada em 2012.

No trimestre encerrado em julho, a taxa de desocupação apresentou uma queda para 9,1%, representando uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em abril. Esses dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, e foi divulgada nesta quarta-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados divulgados, o numero de pessoas ocupadas chegou a 98,7 milhões, número recorde na série histórica, iniciada em 2012, porém, o nível de ocupação, que indica o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar caiu 1,1 ponto percentual, para 57%, na comparação trimestral. Comparado ao trimestre encerrado em julho de 2021, a queda foi de 4,1 pontos percentual.

Adriana Beringuy, que é coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, explica que a queda no desemprego foi influenciada pelas atividades de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, registrando um acréscimo de 692 mil pessoas (3,7%) na comparação trimestral. E o setor administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais subiu 3,9% com mais 648 mil pessoas. “Essas duas atividades, de fato, foram destaques, mas cabe ressaltar que nenhum grupo de atividade econômica apresentou perda de ocupação. Ou seja, todos os setores adicionaram pessoas ao mercado de trabalho”, ressalta.

No ano, apenas os setores de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura não aumentaram no número de pessoas ocupadas.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também