Ministério da Justiça proíbe venda de iPhone sem carregador
De acordo com a Senacon, a Apple não tomou medidas mesmo após multas dadas por quatro Procons.
Nesta terça-feira (06), o Ministério da Justiça anunciou que a venda de iPhones sem carregadores está proibida em todo o território brasileiro. O processo contra a Apple foi aberto em dezembro de 2021 pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A empresa também recebeu multa de R$ 12,2 milhões e determinou a retirada do registro da Anatel dos aparelhos celulares da marca a partir do modelo 12.
De acordo com o Ministério da Justiça, a Apple foi processada por vender aparelhos sem carregador de bateria, com as acusações de venda casada, venda de produto incompleto, recusa de venda de produto completo mediante a discriminação contra o consumidor.
Em defesa, a Apple Computer Brasil, afirmou que a modificação de vendas ocorreu em prol do meio ambiente. No entanto, a Senacon não validou os argumentos apresentados, pois existem outras maneiras de preservar a natureza, como a fabricação de carregadores tipo USB-C.
Conforme informações da Secretaria, a Apple não tomou medidas mesmo após a aplicação de multas dadas pelos Procons de Santa Catarina, São Paulo, Fortaleza e Caldas Novas.
Com informações da Agência Brasil.
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)
-
Avião cai em avenida e pega fogo em Gramado no Rio Grande do Sul
O impacto da investigação envolveu um incêndio de grandes proporções na avenida, obrigando as autoridades locais a isolar a área. -
Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. -
Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética. -
Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58. -
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir