Viagora

Inep divulga edital para primeira etapa do Revalida 2023

O período de inscrições corresponde a 16 a 20 de janeiro de forma online e os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 420 até o dia 26 deste mês.

Nesta quarta-feira (04), o edital que dispõe sobre a primeira etapa do Revalida 2023, Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O período de inscrições se inicia em 16 de janeiro e segue até o dia 20, e deve ser realizada de forma online.

Os interessados precisam pagar uma taxa no valor de R$ 410 até o dia 26 de janeiro. O exame será aplicado em 5 de março, nas seguintes cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

De acordo com o Inep, a primeira etapa exige que o participante seja brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e possuir diploma de graduação em medicina que tenha sido “expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiro”.

A prova contempla cinco grandes áreas da medicina, são elas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Além disso, o exame é marcado por etapa teórica e prática utilizando uma abordagem interdisciplinar dos campos citados anteriormente.

Os participantes realizam duas provas na primeira etapa teórica do Revalida. A avaliação escrita é composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões. A avaliação prática poderá ser realizada somente pelos aprovados na primeira fase. O Inep ainda deverá divulgar o cronograma que contemple as regras para a segunda etapa do Revalida.

A Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira é aplicada desde 2011, e visa validar para o Brasil, diplomas de graduação em medida que foram expedidos no exterior. Habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício da profissão são avaliados durante o exame. Os requisitos devem estar adequados aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também