Mercado financeiro sobe estimativa de 5,36% de inflação para 2023
A pesquisa divulgada pelo BC, consta com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Nesta segunda-feira (9), o Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgou que a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), passou de 5,31% na semana passada para 5,36%. Para os anos de 2024 e 2025, as projeções são de inflação em 3,7% e 3,3%.
A pesquisa divulgada pelo BC, consta com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Taxas de Juros
O Banco Central para alcançar a meta da inflação, usa a taxa básica de juros, Selic, definida em 13,75% ao nano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando se encontrava nesse mesmo nível.
De acordo com o BC, está marcada para o dia 31 de janeiro e 1 de fevereiro a próxima reunião com o Copom. A expectativa para o mercado financeiro, é de que a Selic seja mantida na primeira reunião do ano. Já a estimativa para o final do ano, é que a taxa básica caia para 12,25% ao ano. Para o ano que vem e 2025, a previsão é de que a Selic fique em 9,25% ao ano e 8% ao ano.
Conforme informações do Boletim, quando o Copom aumenta a taxa de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos também consideram outros fatores para definir os juros, como: risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
O Boletim aponta que quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB e Câmbio
Segundo o BC, a estimativa para 2023 é do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), passa de 0,08% na semana passada, para 0,78%. Para o ano que vem, é que o mercado financeiro manteve a expectativa de crescimento da economia em 1,5%. Já para 2025, a estimativa ficou de 1,90%.
Ainda segundo o BC, a projeção para a cotação do dólar para este ano ficou em R$ 5,28. E para 2024 e 2025, a projeção é de que a moeda fique R$ 5,30.
Com informações Agência Brasil
Banco Central
PIB
-
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação. -
Faculdades têm até esta segunda para confirmar participação no Fies 2025/1
A confirmação deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo Fies Oferta.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir