Viagora

Tema da redação da edição de 2023 do Enem é divulgado

Os candidatos que fazem a prova neste domingo (5) escrevem sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”

O primeiro dia da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está acontecendo neste domingo (5) e o atual tema da redação já foi divulgado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, os participantes devem discorrer sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A primeira etapa do exame conta com, além da redação, provas nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já a segunda etapa, realizada no próximo domingo (12), possui questões nas áreas de ciências da natureza e duas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Redação

Os candidatos que participam do Enem devem ter em mente que a redação deve ser, obrigatoriamente, do tipo dissertativa-argumentativa. Isto é, o participante que fugir do formato pode ter sua prova anulada. Textos como poemas ou qualquer outro formato diferente do proposto são estritamente proibidos.

Foto: Divulgação/ TwitterRedação Enem
Redação Enem

Os chamados textos “motivadores”, que fornecem apoio para os estudantes, ajudam no processo de escrita, embasando argumentos para o texto, que deve ter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 7 linhas. A redação deve contar com proposto de intervenção, ou seja, uma sugestão de solução para a problemática apresentada, respeitando os direitos humanos e seguindo os critérios estabelecidos pelas regras do exame.

O texto da redação, assim como o gabarito com respostas das questões objetivas, deve ser preenchido com caneta de tinta preta do tipo esferográfica, que tenha material transparente.

Com informações da CNN Brasil

Facebook
Veja também