Tema da redação da edição de 2023 do Enem é divulgado
Os candidatos que fazem a prova neste domingo (5) escrevem sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
O primeiro dia da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está acontecendo neste domingo (5) e o atual tema da redação já foi divulgado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, os participantes devem discorrer sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
A primeira etapa do exame conta com, além da redação, provas nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já a segunda etapa, realizada no próximo domingo (12), possui questões nas áreas de ciências da natureza e duas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Redação
Os candidatos que participam do Enem devem ter em mente que a redação deve ser, obrigatoriamente, do tipo dissertativa-argumentativa. Isto é, o participante que fugir do formato pode ter sua prova anulada. Textos como poemas ou qualquer outro formato diferente do proposto são estritamente proibidos.
Os chamados textos “motivadores”, que fornecem apoio para os estudantes, ajudam no processo de escrita, embasando argumentos para o texto, que deve ter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 7 linhas. A redação deve contar com proposto de intervenção, ou seja, uma sugestão de solução para a problemática apresentada, respeitando os direitos humanos e seguindo os critérios estabelecidos pelas regras do exame.
O texto da redação, assim como o gabarito com respostas das questões objetivas, deve ser preenchido com caneta de tinta preta do tipo esferográfica, que tenha material transparente.
Com informações da CNN Brasil
Exame Nacional do Ensino Médio - Enem
Educação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep
Presidente Lula passa por novo procedimento nesta quinta-feira
De acordo médico do presidente Roberto Kalil Filho, o procedimento será feito para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.Presidente Lula é operado em São Paulo após hemorragia cerebral
Segundo o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a sentir dores de cabeça ainda em Brasília, o que motivou a realização de uma ressonância magnética.Aposta de Minas Gerais fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena
Segundo a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01-06-24-47-55-58.Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir