Setor de serviços cresce 8,3% no ano de 2022, aponta IBGE
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor atingiu um recorde no ao passado.
Nessa sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços, que apontou um crescimento de 8,3% no setor de serviços. Com uma expansão de 3,1% em dezembro, o setor atingiu o maior patamar da série histórica iniciada em 2011.
De acordo com o IBGE, a série histórica registra que o mês de dezembro geralmente apresenta o melhor desempenho de cada ano. Comparando dezembro de 2022 com fevereiro de 2020, é possível notar uma alta de 14,4%, que revela uma evolução em relação a níveis atingidos antes da pandemia de Covid-19.
Ainda conforme o Instituto, o bom desempenho do setor foi influenciado pela retomada de serviços presenciais após o período de distanciamento social registrado em 2020 e 2021, picos dos casos de Covid-19. O levantamento pontua que entre os ramos que mais contribuíram para o resultado positivo do ano passado está o de transporte terrestre, que teve alta de 18,4%, e o de transporte aéreo, que teve aumento de 28,6%.
A Pesquisa Mensal destacou também a expansão de locação de automóveis, de engenharia, de pagamentos eletrônicos e de promoção de eventos. Segmentos que atendem famílias, como hotéis, academias e restaurantes, também obtiveram avanços relevantes.
Unidades Federativas
Segundo o levantamento do IBGE, das 27 unidades de federação, 22 apresentaram alta no setor de serviços em dezembro de 2022, em comparação o mês de novembro. O Rio de Janeiro apresentou o crescimento mais notável, atingindo os 5%. Também foram destacados os desempenhos de São Paulo, com 0,8%, Minas Gerais, que fechou com 4,6%, e Distrito Federal, com 13,4%. Apesar do saldo positivo em escala nacional, o Espírito Santo registrou queda de 4,4%.
Com informações da Agência Brasil.
IBGE
Pesquisa Mensal de Serviços
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir