Viagora

Ministério da Agricultura investiga suspeita de vaca louca no Brasil

O Ministério da Agricultura supõe que a contaminação tenha sido atípica e não através de ração contaminada.

Nessa segunda-feira (20), o Ministério da Agricultura informou que está investigando uma suspeita de Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como a doença da vaca louca no Brasil.

A suspeita é que a doença tenha afetado um animal idoso que veio a óbito no estado do Pará. O Ministério da Agricultura informa que já foi colhido material do caso suspeito e foi submetido a exames.

“Acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da "vaca louca"), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos. A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, informou.

Os últimos casos da doença no país foram registrados em 2021, no estado de Minas Gerais e Mato Grosso.  A respeito da suspeita do caso, o Ministério da Agricultura supõe que a contaminação tenha sido atípica, não tenha sido transmitido através de ração contaminada.

De acordo com o Ministério Agricultura, a doença da vaca louca, atinge o cérebro do animal. Ela pode ser transmitida para bois, vacas, búfalos, ovelhas e cabras. Em caso de ingestão de subprodutos de animais contaminados por seres humanos, provoca a encefalopatia espongiforme transmissível.

com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Brasil

Saúde

Facebook
Veja também