Viagora

Economia brasileira cresce 2,41% no 1º trimestre de 2023, diz BC

Segundo as informações, de janeiro a março, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 2,41% em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2022).

Nesta sexta-feira (19), o Banco Central (BC) divulgou que atividade econômica brasileira e apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano. Segundo as informações, de janeiro a março, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 2,41% em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2022), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).

Comparado ao trimestre de janeiro a março de 2022, alta foi de 3,87% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). Em março de 2023, o IBC-Br teve queda de 0,15%, atingindo 147,09 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 5,46% (também sem ajuste para o período).

O IBC-Br vinha caindo desde agosto do ano passado com interrupção da retração em dezembro, quando houve alta, seguida de estabilidade em janeiro, alta em fevereiro e, agora, nova queda. No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 3,31%. Uma forma de apreciar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano, o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

A finalidade quando o Copom aumenta a taxa básica de juros é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. De modo que as taxas mais altas ajudam a redução da inflação, mas também podem dificultar a expansão da economia. Ainda assim, o resultado do IBC-Br do trimestre aponta uma recuperação da atividade.

O indicador oficial da economia brasileira, entretanto, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com resultado trimestral, o valor do primeiro trimestre de 2023 será divulgado em 1° de junho. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país.

O PIB cresceu 2,9% em 2022, totalizando 9,9% trilhões.

Com informações Agência Brasil

Facebook
Veja também