Viagora

Nova carteira de identidade vai retirar campo “sexo”

De acordo com o Governo Federal, essa mudança servirá para tornar o registro mais inclusivo e representativo.

A nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) não vai ter mais a distinção entre nome social e nome do registro civil. Com isso, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão.

De acordo com o governo federal, essa mudança servirá para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O decreto que vai regulamentar a emissão da CIN com as alterações tem previsão de ser publicado no final de junho, e a partir da divulgação da norma, todos os documentos já vão ser emitidos no novo modelo.

Essas mudanças na Carteira de Identidade foram solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e tem como objetivo promover mais cidadania e respeito às pessoas LGBTQIA+.

Segundo o governo, com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, já que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Na nova carteira será disponibilizado um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Governo Federal

Facebook
Veja também