Nova carteira de identidade vai retirar campo “sexo”
De acordo com o Governo Federal, essa mudança servirá para tornar o registro mais inclusivo e representativo.
A nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) não vai ter mais a distinção entre nome social e nome do registro civil. Com isso, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão.
De acordo com o governo federal, essa mudança servirá para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O decreto que vai regulamentar a emissão da CIN com as alterações tem previsão de ser publicado no final de junho, e a partir da divulgação da norma, todos os documentos já vão ser emitidos no novo modelo.
Essas mudanças na Carteira de Identidade foram solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e tem como objetivo promover mais cidadania e respeito às pessoas LGBTQIA+.
Segundo o governo, com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, já que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Na nova carteira será disponibilizado um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado.
Com informações da Agência Brasil.
Governo Federal
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir