Viagora

Rei Charles III é coroado em cerimônia na Abadia de Westminster

A cerimônia aconteceu neste sábado (06), e foi prestigiada por 2200 pessoas e 203 autoridades mundiais

Neste sábado (06), o Rei Charles III foi coroado durante cerimônia na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, ao lado da rainha consorte Camilla Parker. O evento foi celebrado pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da igreja anglicana.

O monarca era rei desde a morte de sua mãe, rainha Elizabeth II, em setembro de 2022. Na solenidade estiveram presentes mais de 2200 pessoas. Segundo o Palácio de Buckingham, 203 autoridades internacionais, agentes comunitários e de caridade participaram.

Coroação

O Rei Charles III chegou às 06h50 (horário de Brasília) na Abadia de Westminster, após seguir em uma procissão juntamente da rainha consorte. O monarca fez o juramento do seu reinado com a mão na bíblia, assinou o termo e orou.

Pouco tempo depois das 07h25, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez a leitura da Epístola aos Colossenses. Uma música foi cantada em inglês, escocês, galês e irlandês. Charles III subiu ao trono às 07h45 e foi ungido com óleo ungido em Jerusalém, mas a ocasião ficou restrita ao publico por meio de um biombo.

Simbolismos da monarquia britânica, a espada, braceletes e o anel, foram postos em Charles. Ele vestiu a luva na mão direita, pegou o cedro e recebeu a coroa real. Após o arcebispo o proclamar monarca, o público respondeu com “Deus salve o rei!”.

Príncipe William homenageou o pai. “Eu William, príncipe de Gales, juro minha lealdade ao senhor e fé e verdade lhe trarei, como seu vassalo em vida e em braços, que Deus me ajude”, disse. Já Camilla Parker, recebeu a coroa da rainha Mary de 1911, foi ungida com o óleo e ganhou o cedro real.

Roupas

Colobium Sindonis: a túnica de linho branco na qual Charles é adornado, representa a batina dos sacerdotes. A vestimenta foi feita na coroação do rei George VI, seu avô, em 1937.

Supertúnica: casaco dourado usado debaixo do Manto Imperial, usada após a unção. A roupa, que é semelhante as coroações medievais, foi usada pelo rei George V e rainha Elizabeth II.

Cinto da espada: é bordado com ouro, com uma fivela que leva os símbolos da Inglaterra, as rosas, cardos e trevos. O adorno é usado em volta da supertônica.

Luva: peça que foi usada pelo avô de Charles III e segura o ceptro real na coroação. É feita de couro branco, e na palma traz a coroa e o brasão da família dos Duques de Newcastle.

Manto de Estado do Rei: foi vestido na chegada do Charles na Abadia e sofreu restauração da Escola Real de Bordados, pois era o mesmo usado por George VI em 1937.

Manto de Estado da Rainha: vestido por Camilla na sua chegada na catedral e o mesmo que Elizabeth II vestiu em 1953.

Manto real de sua majestade: De veludo de seda púrpura, foi utilizado por Charles na saída da igreja

Manto real da rainha: peça nova, que traz temas da natureza, emblemas do Reino Unido, e presta homenagem a majestade.

Manto imperial: Usado por cima da supertônica, bordado com fios de ouro, prata e seda.

Custo

O comitê da Operação Golden Orb estimou um custo de 100 milhões de libras para a realização da cerimônia. A coroação de Charles III, teve o dobro de gastos que a feita para Elizabeth II, mesmo após ter 25% do total de convidados em 1953.

Com informações da CNN Brasil

Mais conteúdo sobre:

Charles III

Facebook
Veja também