Banco Central anuncia mudanças para maior segurança no uso de cheques
Conforme o banco, a principal mudança é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras.
A partir do dia 2 do mês de outubro, os cheques vão adotar um novo padrão, uma medida anunciada pelo Banco Central (BC) que tem como objetivo modernizar e dar mais segurança neste meio de pagamento. Conforme o banco, essas mudanças vão dificultar a falsificação dos documentos.
Conforme o banco, a principal mudança é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras. Até então, quem era responsável por essa regulação era o BC, que define as características do modelo adotado. Esses ajustes no cheque devem ser comunicados ao BC em até 30 dias antes de serem implementados.
Outra novidade, é a possibilidade de usar o nome social nas folhas do talão de cheque, coisa que já pode ser feito no Pix. Para isso, é necessário que o usuário entre em contato com o seu banco responsável.
Já em relação ao Grupo Consultivo Para Assuntos de Compensação, Grupo Compe, instituído para opinar sobre questões relativas ao serviço de compensação de cheques, o BC vai deixar de ser membro permanente, e passará a ter papel de observador neste colegiado.
Para justificar a informação de que o representante da instituição só vai participar de reuniões e atividades do grupo apenas quando for necessário, o BC disse que a modificação do papel do Banco Central não vai implicar em qualquer risco de descontinuidade às atividades desse grupo. “A modificação do papel do Banco Central não implicará em qualquer risco de descontinuidade às atividades desse grupo, possibilitando maior eficiência ao delimitar a atuação direta da autarquia nos assuntos que sejam de sua competência”, justificou.
Mesmo com a redução da utilização dos cheques, chegando a 97% em 27 anos, o BC registrou uma movimentação de R$ 667 bilhões por essa modalidade no ano de 2021. Já no ano de 2022, o banco registrou uma movimentação de R$ 666 bilhões na mesma modalidade.
Com informações da Agência Brasil.
Banco Central
Economia
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir