ANS define reajuste de até 9,63% nos planos de saúde individuais
O reajuste, anunciado pela ANS nesta segunda-feira (12), valerá para planos individuais e familiares até 2024
Nesta segunda-feira (12), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de forma unânime, autorizou o reajuste em até 9,63% nos preços dos planos de saúde individuais e familiares.
De acordo com a ANS, a mudança vigora em contratos com vencimento do dia 01 de maio deste ano a 30 de abril de 2024. O reajuste é menor que os 12% projetados pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).
O presidente da Agência, Paulo Rebello, informou que as operadoras podem aplicam um valor abaixo do reajuste, porém estão proibidas de passar dos 9,63%. Segundo o gestor, o cálculo é feito com base na variação das despesas assistenciais obtidas no ano de 2022 em relação à 2021.
Conforme a ANS, 8,9 milhões de usuários dos planos individuais e familiares serão atingidos, representando 17,6% dos conveniados no Brasil. O reajuste vale para assinaturas feitas desde janeiro de 1999 e as operadoras poderão aplicar o aumento a partir da data de aniversário da contratação.
A Agência afirmou que o valor atuará de junho deste ano até maio de 2024. O maior aumento histórico dos planos de saúde foi constatado em 2022, quando a ANS autorizou o acréscimo de 15,5%.
Cálculo
O coordenador do modelo econômico-financeiro dos produtos da ANS, Heitor Franco, explica que para chegar no percentual de reajuste, as despesas assistenciais são baseadas com o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação.
A ANS afirma que os elementos do Índice de Valor das Despesas Assistenciais (IVDA), aumentaram 12,69% quando analisado. O valor dos convênios médicos caiu em razão da diminuição nos custos das operadoras.
Na análise da Agência, o índice de variação conforme a idade dos clientes, terminou em 0,74%. O final do cálculo se soma aos 5,73% do IPCA Expurgado, isto é, sem levar em conta a taxa de custos do plano de saúde do resultado final do índice.
Com informações do R7
Agência Nacional de Saúde Complementar
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir