Inflação oficial fica em 0,12% em julho, aponta IBGE
. O valor registrado ultrapassou o observado no mês anterior (-0,08%) e o de julho de 2022 (-0,68%).
Dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,12% em julho deste ano. O valor registrado ultrapassou o observado no mês anterior (-0,08%) e o de julho de 2022 (-0,68%).
O resultado define que a inflação oficial acumula taxa de 2,99%. Durante o período de 12 meses, a taxa acumula alta de preços de 3,99%, acima dos 3,16% acumulados até o mês de junho.
O principal âmbito que afetou a alta da inflação foi o dos transportes, que sofreu aumento de 1,50% nos preços no mês de julho, realidade causada principalmente pelo aumento de 4,75% na gasolina. Além disso, o gás veicular, o etanol, a passagem aérea e os automóveis novos também registraram alta, com inflação de 3,84%, 1,57%, 4,97% e 1,65%, respectivamente.
Evitando um aumento ainda maior do IPCA, os alimentos continuaram a registrar queda de preços, ou seja, deflação. Com registro de variação de -0,46%, a diminuição no grupo alimentação e bebidas foi puxada por itens como óleo de soja (-4,77%), carnes (-2,14%), feijão-carioca (-9,24%), leite longa vida (-1,86%) e frango em pedaços (-2,64%).
Além dos alimentos e bebidas, o grupo de habitação também registrou deflação, com taxa de -1,01%, o que foi motivado principalmente pela queda de 3,89% nos preços da energia elétrica residencial.
O subitem que mais impactou para frear a inflação foi a queda das tarifas das contas de luz nas residências. “A queda na energia elétrica está relacionada à incorporação do bônus de Itaipu, que foi creditado nas faturas emitidas no mês de julho”, declarou André Almeida.
Em meio aos outros grupos de pesquisa de despesa, pode-se destacar outros quatro que também registraram aumento da inflação: despesas pessoais (0,38%), artigos de residência (0,04%), educação (0,13%) e saúde e cuidados pessoais (0,26%). Também, o grupo de comunicação apresentou estabilidade e o de vestuário registrou deflação, com taxa de -0,24%.
Por Rebeca Negreiros
Com informações da Agência Brasil.
Inflação
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
IBGE
Economia
Gasolina
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir