Viagora

Cearense de 16 anos conquista ouro em Olímpiada de Matemática no Japão

A tradicional competição acontece desde 1959 e reúne todos os anos representantes de mais cem países.

O cearense Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, ganhou no último dia 13 de julho, uma medalha de ouro na maior Olímpiada de Matemática do mundo, realizada em Shiba, no Japão. A tradicional competição acontece desde 1959 e reúne todos os anos representantes de mais cem países.

Durante a competição, o Brasil levou ainda duas medalhas de prata e três de bronze. Destas, três foram conquistadas por estudantes do Colégio Farias Brito, de Fortaleza, onde Matheus estuda. A escola é especializada em preparar alunos para esse tipo de competição.

“É um sonho realizado. Eu me preparava para isso desde o 7 ano, e estar lá e representar meu país foi uma sensação bem diferente de todas as outras que eu já senti”, conta Matheus.

A conquista rendeu ao país a 16ª posição entre os 112 países representados na disputa. São apenas seis perguntas, divididas em dois dias de provas. Cada participante tem quatro horas e meia para resolver três questões.

Matheus chegou a ficar entediado com a escola durante um período, achando o ensino de matemática burocrático e preferindo disciplinas como geografia e história. E conta que leva uma vida normal: sai com os amigos, adora jogar videogame e não é um estudante bitolado.

O jovem pretende prestar Fuvest e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas conta que seu foco mesmo é o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), considerando a melhor universidade do mundo.

“Tenho um carinho especial pelo MIT. Pretendo aplicar para alguma coisa de exatas fora”, contou.

Com informações do R7.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Educação - MEC

Facebook
Veja também