Viagora

Timon retira obrigatoriedade de máscara em locais fechados e abertos

De acordo com a Prefeitura, foi registrado mais de 30 dias sem óbitos no município. Durante este mês, 151 casos do novo coronavírus foram confirmados e considerados leves.

Nesse domingo (21), a Prefeitura do município de Timon, divulgou a flexibilização dos usos de máscaras em espaços abertos e fechados. O decreto ainda deixa mantido o protocolo de higienização das mãos e uso de álcool em gel. Para as pessoas imunossuprimidas (pessoas com deficiência no sistema imunológico), a recomendação do uso de máscaras permanece.

A prefeita Dinair Veloso, reforça que é importante ter a continuidade da higiene e tomar as doses de reforço da vacina contra a Covid-19. “Estamos em um patamar considerado seguro, mas os cuidados preventivos ainda são fundamentais. Reforço que é importante continuarmos atentos a higiene das mãos e tomando as doses de reforço da vacina, que estão disponíveis para a população. Desta forma seguiremos avançando e retomando nossas atividades de forma cada vez mais tranquila”, disse a prefeita.

O secretário de Saúde, Márcio Sá, afirma que segundo os dados do Comitê de Enfretamento à Covid-19, o momento é conveniente para as medidas, por motivos da queda no número de casos positivos, internações e óbitos. “O município já está com 100% da população com 18 anos ou mais vacinada com a segunda dose e mais de 50% dessa faixa etária, já recebeu a primeira dose de reforço. Os casos da doença, nos últimos meses, sofreram uma grande queda e os confirmados na sua maioria foram leves. Todos esses dados nos dão a segurança de um plano de contingência que funcionou e o controle da doença no município”, destacou Márcio Sá.

De acordo com a Prefeitura, foi registrado mais de 30 dias sem óbitos no município. Durante este mês, 151 casos do novo coronavírus foram confirmados e considerados leves. As Unidades Básicas de Saúde que atendem exclusivamente pessoas com Covid-19, foram desativadas nesta segunda-feira (22), e todas as unidades da Rede de Atendimento de Timon podem atender pessoas com sintomas gripais.

Márcio Sá explica sobre a volta dos atendimentos a pessoas com síndrome gripais. “Referenciamos duas unidades (UBSs Flores e Parque Piauí I), e durante o mês de julho e agosto verificamos a baixa procura. Em agosto, tivemos dias com apenas um caso registrado ou nenhum atendimento de síndrome gripal. Então, analisamos que o melhor nesse momento é voltar o atendimento de forma geral nas duas unidades e qualquer pessoa que venha a apresentar os sintomas possa procurar atendimento em toda a Rede de Saúde do município”, explicou.

Facebook
Veja também