Firmino Filho e Bita do Barão inauguram Praça dos Orixás em Teresina
. Os pais e mães de santo, dizem que a praça fará com que as religiões de matriz africana se tornem mais conhecidas.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSBD), inaugurou a Praça dos Orixás, no Parque Lagoas do Norte, zona norte da capital, nessa quinta-feira (09). O chefe do executivo municipal estava ao lado do Pai de Santo maranhense, Bita do Barão, figura marcante das religiões de matriz africana no Nordeste.
Além de Firmino, representantes dos povos de terreiros de Teresina inauguram a Praça dos Orixás, que é o primeiro monumento público em homenagem às religiões e às culturas de matriz africana, Umbanada e Candomblé. Os pais e mães de santo, dizem que a praça fará com que as religiões de matriz africana se tornem mais conhecidas, contribuindo para o combate à intolerância religiosa.
- Foto: Ascom/Prefeitura de TeresinaFirmino Filho e Bita do Barão
"Essa praça fará diferença, fará com que as pessoas conheçam nossa cultura, saibam que Teresina tem mais de 500 terreiros", disse o vice-presidente do Cenarab, pai Rondinele de Oxu. "A Praça é um sonho realizado, é um grande presente. O desconhecido não é respeitado. E aqui nós vamos mostrar a nossa religião, o nosso trabalho", comentou o pai Adilton.
O projeto do espaço foi apresentado aos pais e mães de santo em 2012. A Prefeitura manteve o diálogo com os representantes da Umbanda e Candomblé para realizar os ajustes. No projeto original, estavam previstas apenas nove esculturas, mas a pedido dos pais e mães de santo foram erguidas 13, sendo dez orixás e três entidades representativas de Umbanda. Junto com as 13 esculturas, a Praça dos Orixás tem também um palco para apresentações. O investimento para construção foi de R$ 501.508,68.
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir