Viagora

Incêndio de grandes proporções atinge Museu Nacional no RJ

A instituição fica localizada na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e guardava o maior acervo histórico e antropológico da América Latina.

O Museu Nacional, instituição científica mais antiga do Brasil, foi atingido por um incêndio de grandes proporções na noite desse domingo (2). A instituição fica localizada na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e guardava o maior acervo histórico e antropológico da América Latina.

  • Foto: Divulgação/Agência BrasilIncêndio de grandes proporções atingiu Museu Nacional.Incêndio de grandes proporções atingiu Museu Nacional.

As chamas se iniciaram por volta das 19h30 e só foram controladas na madrugada desta segunda-feira (3). A maior parte do acervo, cerca de 20 milhões de itens entre fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte ficaram completamente destruídos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não houveram feridos. Os quatro vigilantes que estavam no local na hora que o incêndio se iniciou conseguiram sair a tempo.

As causas do fogo, que começou logo após o fechamento do museu para visitas, serão investigadas por inquérito aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que repassará o caso para a Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

O controle do incêndio foi dificultado pela falta de carga nos hidrantes e o Corpo de Bombeiros precisou pedir caminhões-pipa e retirar água de um lago próximo para auxiliar no combate às chamas.

Em 2018, o museu, que já foi residência da família imperial, completou 200 anos de fundação. Apesar de sua importância histórica, o Museu Nacional também foi afetado pela crise financeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro e estava há pelo menos três anos funcionando com orçamento reduzido.

Facebook
Veja também