Prefeito Júnior Carvalho contrata advogado Igor Martins por R$ 96 mil
O contrato com o escritório Igor Martins e Advogados Associados foi feito por processo de inexigibilidade de licitação.
O prefeito do município de Demerval Lobão, Júnior Carvalho (PMDB), contratou o escritório do advogado Igor Martins para prestar serviços de assessoria jurídica no município. Igor Martins foi preso em 2016, juntamente com ex-prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano Parente e empresários por um esquema de fraude em licitações.
O contrato com o escritório Igor Martins e Advogados Associados foi feito por processo de inexigibilidade de licitação. O valor total da contratação é de R$ 96 mil. No extrato publicado no Diário Oficial dos Municípios, não é informado o período de vigência. O advogado será pago com recursos do orçamento geral do município.
- Foto: DivulgaçãoPrefeito Júnior Carvalho e advogado Igor Martins
O esquema de fraudes
Uma investigação comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), apurou que havia uma organização criminosa formada por políticos, empresários e funcionários públicos, além de dois advogados: Igor Martins Ferreira de Carvalho e Tiago Rodrigues Nogueira Júnior. Os integrantes foram presos em julho de 2016, durante a Operação Déspota.
A organização criminosa era dividida em três núcleos: o político, o empresarial e o de colaboradores. Os políticos (prefeito, secretários municipais, vereador e outros) direcionavam e forjavam licitações, para que as empresas envolvidas no esquema saíssem vencedoras. Os empresários compunham o segundo núcleo, que emitia notas fiscais frias. Essas empresas pertenciam a “laranjas”, alguns deles são parentes dos políticos participantes, e eram só fachada. Já os colaboradores eram servidores que falsificavam documentos, atestando o recebimento de serviços que nunca foram prestados e expedindo ordens de pagamento, dentre outras funções. Os advogados auxiliavam para que todos os processos parecessem legais.
O dinheiro desviado era então repartido entre os membros da organização. Os serviços irregularmente contratados dizem respeito a fornecimento de merenda escolar, transporte escolar e realização de obras públicas, dentre outros. Os prejuízos aos cofres públicos chegam à casa dos milhões.
Outro lado
O Portal Viagora tentou entrar em contato com o prefeito Júnior Carvalho na manhã desta quarta-feira (18), mas o gestor não atendeu as ligações. O espaço permanece aberto para futuros esclarecimentos do gestor.
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir