PSB expulsa deputado Átila Lira por votar a favor da reforma
O Diretório Nacional do PSB decidiu por 82 votos a 4, expulsar o deputado federal nesta sexta-feira (30).
Nesta sexta-feira (30), o Diretório Nacional do PSB decidiu por 82 votos a 4, expulsar o deputado federal Átila Lira por votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a posição do partido.
Segundo o G1, o texto foi aprovado em primeiro turno em julho. Já em agosto, a proposta foi aprovada em segundo turno e enviada ao Senado. Átila Lira votou a favor da reforma nos dois turnos.
- Foto: DivulgaçãoÁtila Lira
O diretório ao analisar o caso de Átila Lira resolveu expulsar o deputado por considerá-lo reincidente no descumprimento de decisões da legenda, informou o G1.
O parlamentar em abril de 2017 votou a favor da reforma do então presidente Michel Temer que alterou a legislação trabalhista. Com a expulsão de Lira, a bancada do PSB na Câmara passará de 32 para 31 deputados.
Defesa
O deputado Átila Lira não compareceu à reunião do Diretório Nacional do PSB e entregou a defesa por escrito. No documento, o deputado justificou o voto favorável à reforma da Previdência afirmando que o texto final foi mais equilibrado do que o proposto pelo governo federal, informou o G1.
O parlamentar disse que os pontos modificados durante a tramitação na Câmara tornaram "seu efeito mais brando e justo aos trabalhadores".
O Relator do caso, o ex-deputado Domingos Leonelli considerou a situação de Lira como grave e votou pela expulsão. Leonelli afirmou que o PSB não era contra qualquer reforma da Previdência, mas contra a reforma proposta.
Segundo o G1, o relator afirmou haver "constante desalinhamento" de Átila Lira em relação às atividades partidárias, votando de forma contrária ao posicionamento do partido, segundo ele, em "inaceitáveis 71% das deliberações" na Câmara.
Átila Lira
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir