Servidores recebem capacitação sobre novas regras da previdência
A capacitação foi ministrada pelo procurador do estado Alex Galvão, no auditório da Escola Fazendária.
A Fundação Piauí Previdência (Piauí Prev) realizou, na manhã desta sexta-feira (10), uma reunião de capacitação com dezenas de servidores de diversos órgãos do estado, especialmente dos setores que trabalham diretamente com a concessão e manutenção de benefícios previdenciários. “Nós tratamos sobre todas as alterações que ocorreram por conta da reforma da previdência, tanto a nacional como a nossa reforma estadual, que foi promulgada no final de 2019”, explicou o presidente da Piauí Prev, Ricardo Pontes.
De acordo com o secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, houve um aumento de 28% no número de pedidos de aposentadoria de servidores estaduais entre os anos de 2018 e 2019. “É preciso estar preparado para receber essa demanda, tirar dúvidas e cuidar para que o servidor tenha a devida assistência no momento da sua aposentadoria. Estamos capacitando tecnicamente quem faz esse atendimento, para prestar todas as informações, tanto na Piauí Prev quanto nos órgãos de origem do servidor”, frisou.
- Foto: Divulgação/AscomCapacitação de servidores
A capacitação foi ministrada pelo procurador do estado Alex Galvão, no auditório da Escola Fazendária. Dentre os assuntos apresentados que mais geram dúvidas estão as regras para concessão de pensões e as regras de transição, pois os servidores que já estão dentro do sistema estão sujeitos a duas importantes condições para obter o benefício: cumprimento de pedágio e contagem de pontos, para cálculo do tempo que ainda precisará servir.
Mudanças
O presidente da Piauí Prev destacou que a reforma da previdência executada no Piauí trará resultados positivos a médio e longo prazo. “Uma reforma absolutamente necessária, que vai trazer grandes efeitos para daqui a cinco, dez, quinze anos. Vencemos a etapa de discussão e aprovação no ano passado. A partir de agora é a implementação e trabalhar para esclarecer os servidores sobre as alterações que foram feitas”, disse Ricardo Pontes.
Os servidores efetivos que estão na ativa podem acessar o Portal do Segurado da Piauí Prev http://sisprev.pi.gov.br/portal/Login/Login.aspx para obter mais informações sobre situação funcional. Caso seja necessário, podem entrar em contato com a fundação pelos telefones (86) 3216-3060 / 99500-2861.
Governo do Piauí
Merlong Solano
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir