Wellington Dias é reconduzido ao cargo de governador no Karnak
No final da tarde, ele já havia participado de sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O governador Wellington Dias (PT) deu continuidade aos ritos de posse do seu quarto mandato no Palácio de Karnak, no início da noite desta terça-feira, 01º de janeiro de 2019. No final da tarde, ele já havia participado de sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
- Foto: Vitor Fernandes/ViagoraGovernador é acompanhado por várias autoridades do estado.
Na solenidade foram assinados os termos de recondução de cargo do governador Wellington Dias; de posse da vice-governadora, Regina Sousa; e de posse do secretário de Governo Interino, Merlong Solano.
O governador reeleito chegou ao Karnak por volta das 18h. Assim que chegou ele foi recepcionado pelo coronel Lindomar Castilho, comandante geral da Polícia Militar do Piauí, e pelo coronel Carlos Frederico Mendes, comandante do Corpo de Bombeiros.
- Foto: Vitor Fernandes/ViagoraWellington Dias vistoriou tropas de policiais militares e bombeiros.
Inicialmente foi lida uma mensagem do Governo. Também houve a participação de crianças que entregaram a faixa a Wellington e flores à vice-governadora eleita, Regina Sousa. Os convidados foram apresentados e os hinos do Piauí e do Brasil foram cantados por Pedro Furtado e Soraia Castelo Branco, respectivamente. Em seguida, foi feita a leitura do termo de recondução ao poder do governador.
A ex-vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (Progressistas), eleita deputada federal, foi a primeira a discursar. Ela disse que está com a sensação de dever cumprido, agradeceu ao presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, por ter dado a oportunidade de uma mulher disputar o cargo, destacou a figura feminina em papéis importantes na sociedade, citando nomes como Esperança Garcia, que foi escrava e agora considerada a primeira mulher advogada no Piauí, a pesquisadora Niede Guidon, a delegada Eugênia Villa, dentre outros nomes. Margarete também exaltou Regina Sousa, contou sua história de vida, e se emocionou ao fazer agradecimentos a Wellington Dias. “Meu sentimento é de gratidão por ter sido a primeira mulher vice-governadora do Piauí em 200 anos de história”, contou.
- Foto: Vitor Fernandes/ViagoraMargarete Coelho faz avaliação de mandato e agradecimentos em seu discurso.
Regina Sousa, seguindo o discurso, disse que quer banir o feminicídio, a homofobia, a fome, a misoginia e o trabalho escravo. Em seu texto, citou poetas, a declaração dos direitos humanos, e usou uma expressão bastante difundida nas redes sociais após o resultado das eleições gerais: “Ninguém solta a mão de ninguém”. Ela encerrou sua fala gritando a frase “Lula Livre”. Em outro momento da solenidade, um grupo de pessoas levantou voz em nome do ex-presidente da República: “Lula guerreiro, do povo brasileiro”, gritavam.
- Foto: Vitor Fernandes/ViagoraRegina Sousa faz discurso como nova vice-governadora do Piauí.
Já o governador Wellington Dias, ao se expressar, disse que a segurança pública é um dos maiores desafios do novo governo. Ele lembrou o caso do assassinato de Antônio Rayron, estudante de medicina da UFPI, que ocorreu em novembro do ano passado, em parada de ônibus na zona Sul de Teresina.
- Foto: Vitor Fernandes/ViagoraWellington Dias comemora anos de governo e se mostra positivo para novo mandato.
Wellington falou dos avanços que considera que ocorreram no estado, como a distribuição de água, os calçamentos, e ressaltou que a política deve ser pensada tendo como beneficiária à população, e não como sendo de ‘políticos para políticos’.
O chefe do executivo enfatizou ainda o compromisso com a geração de emprego, renda, e educação. "O nosso compromisso é alcançarmos o autodesenvolvimento e usamos como referência a ONU. Já avançamos na expectativa de vida. A educação tem sido um dos nossos avanços, por que já concluímos que a pobreza do Piauí era oriunda da falta da educação e não da natureza. Temos que cuidar da nossa população que envelhece, mas também não queremos perder ninguém da nova geração", declarou.
Teresina
Piauí
Wellington Dias
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
Regina Sousa
Margarete Coelho
-
Secretarias da Prefeitura de Teresina estão passando por auditoria, diz Jeová Alencar
O vice-prefeito de Teresina afirmou que a auditoria em algumas secretarias foi necessária devido a falta de transparência da gestão anterior durante o período de transição. -
Deputados que aderiram à base governista devem sair do PP sem expulsão, diz Ciro
O presidente nacional do PP declarou que é contra a expulsão, mas afirmou que irá conversar com os deputados para que deixem a sigla de forma pacifica. -
Pedro Alcântara toma posse como vereador na Câmara de Teresina
O vereador disse que seu principal projeto junto à casa parlamentar, é revitalizar Teresina. -
Samantha Cavalca é empossada como vereadora na Câmara de Teresina
A parlamentar, que era suplente, assumiu a vaga de titular após a saída de Ismael Silva (PP), para a Secretaria Municipal de Educação. -
Precisamos de mais tempo para definir futuro partidário, diz Bárbara Soares
Para a deputada, o prazo determinado pelo Progressistas para deixar o partido foi muito curto, tendo em vista que a janela partidária é apenas em 2026.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir