Secretaria de Segurança vai entregar 200 viaturas para PM do Piauí

Segundo a SSP-PI, os veículos, que possuem uma nova identidade visual, sistema de rádio e giroflex, serão entregues na próxima quinta-feira (12).

Na próximo quinta-feira (12), a Secretaria de Segurança Pública Piauí (SSP-PI) vai entregar 200 novas viaturas, modelo pick-up, para a Polícia Militar, durante solenidade, a partir das 08h, na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo a Assembleia Legislativa, em Teresina.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou a qualidade dos veículos que possuem uma nova identidade visual, sistema de rádio e giroflex, equipamento de iluminação intermitente ou rotativa que garante maior impacto na presença policial.

Foto: Divulgação/ SSP-PI
Novas viaturas mais modernas serão entregues para a PM-PI.

“O governo do estado do Piauí está investindo prioritariamente em segurança pública, tanto que está dobrando a frota locada de veículos para a PMPI. Só a Polícia Militar passará de 300 para 600 novas viaturas, entre pick-ups e Duster. A nova plotagem dá uma caracterização mais moderna, melhor visibilidade, atendendo padronizações internacionais de comunicação visual, ocasionando uma maior visibilidade, percepção e presença da polícia nas ruas. São pick-ups com novo sistema de rádio e também sistema de iluminação novo, giroflex. Tudo isso para dar maior presença policial, aumentando a sensação de segurança”, enfatiza o comandante.

Segundo o secretário de Segurança, Chico Lucas, todos os batalhões do Estado receberão as novas viaturas para o policiamento de trânsito, meio ambiente, rural, apoio em operações aéreas, além do policiamento ostensivo por meio das unidades especializadas da Polícia Militar.

“As viaturas começaram a chegar hoje na capital e reforçarão o policiamento em todo o Estado. Também iremos entregar 400 viaturas modelo Duster até o fim de novembro de ano, para garantir que os policiais militares contem com toda a estrutura necessária para proteger os cidadãos”, comentou o secretário de Segurança, Chico Lucas.

O novo sistema implementado nas viaturas permitirá que os policiais se comuniquem através da voz, mas também de dados. Isso porque, segundo o tenente-coronel Gustavo, subdiretor da Diretoria de Tecnologia da PM-PI, todas as informações precisas podem ser compartilhadas pelo GPS.

A estratégia possibilita um tempo resposta menor no atendimento das ocorrências, além de garantir um melhor controle delas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

“Vale destacar a capacidade de troncalizacao do sistema, que permitirá a individualização das comunicações das forças policiais, e quando necessário integrá-las em um único canal, otimizando sobremaneira a efetividade da resposta estatal; podendo ainda sua infraestrutura ser compartilhada com outras agências, como Sejus, Sefaz, ampliando ainda mais a  integração dos entes envolvidos e uma consequente economia de recursos”, pontua o tenente-coronel Gustavo, subdiretor da Diretoria de Tecnologia da PM-PI.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP

Polícia Militar do Piauí

Veja também