Zoonoses e Exército se unem para combate ao Aedes aegypti em Teresina
O evento está marcado para iniciar com café da manhã às 7 horas na sede do 25 BC,Nessa terça-feira (28), agentes de endemias do Centro de Zoonones de Teresina e militares do 25º Batalhão de Caçadores vão percorrer a Avenida Marechal Castelo Branco (linha de partida), acessando os bairros Cabral, Primavera e Porenquanto para combater ao Aedes aegypti na capital.
O evento está marcado para iniciar com café da manhã às 7h na sede do 25º BC, de onde os militares sairão em marcha às 8h30 até a Ponte Juscelino Kubitschek.
“Os 238 agentes de endemias estarão lá na ponte aguardando os militares que participarão da ação, que segue cronograma em outros bairros a partir do dia 29 de novembro”. Vamos iniciar amanhã pelos bairros da zona norte, explica Élcio Leite, gerente de Zoonoses da capital.
Segundo o gerente de Zoonoses de Teresina, todos os militares foram treinados para o combate ao Aedes aegypti e receberão uma bolsa com kit idêntico ao que os agentes de endemias trabalham para procurar o mosquito transmissor da dengue e evitar a disseminação da doença.
Medidas simples, como evitar acúmulo de água em vasos de plantas e em pneus, contribuem para inibir a proliferação do mosquito e resguardar a saúde.
“Estamos iniciando os trabalhos em novembro, antes do período chuvoso, como forma de prevenção. Queremos com a ação orientar e retirar os objetos que servem para acumular água e servir de espaço para criação do mosquito “, reforça Élcio Leite.
Por: Alessandra Fonseca