Maternidades de Teresina promovem Semana de Mobilização contra Sífilis
O principal objetivo da semana é reforçar a importância do diagnóstico e tratamento adequado da sífilis, especialmente em gestantes e seus parceiros sexuaisEntre os dias 14 e 17 de outubro, as quatro maternidades vinculadas à Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizarão a 4ª Semana Municipal de Mobilização Contra a Sífilis nas Maternidades. A abertura oficial do evento será na segunda-feira (14), às 9h30, na Maternidade do Satélite, localizada na zona Leste da cidade.
Segundo a PMT, a ação faz parte do Outubro Verde, campanha voltada para a conscientização sobre a sífilis gestacional e congênita. Essa forma da doença ocorre quando a sífilis é transmitida da mãe para o feto ou recém-nascido, o que pode trazer graves consequências para a saúde do bebê. O principal objetivo da semana é reforçar a importância do diagnóstico e tratamento adequado da sífilis, especialmente em gestantes e seus parceiros sexuais, a fim de prevenir a transmissão vertical (de mãe para filho).
Durante a Semana de Mobilização, as maternidades promoverão atividades voltadas para a testagem rápida de sífilis, além de rodas de conversa e apresentação de dados epidemiológicos relacionados à doença, tanto na gestante quanto na forma congênita.
A chefe do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da FMS, Vanessa Matos, destacou a importância dessas ações: “Estamos intensificando as ações de testagem para rastrear e tratar pessoas com sífilis, a fim de reduzir e/ou eliminar a transmissão vertical deste agravo”, afirmou ela. As atividades nas maternidades têm como foco a sensibilização da população sobre a prevenção e o tratamento da sífilis, além de reforçar as estratégias para seu controle.