PF deflagra Operação Carcará e cumpre mandados em Teresina

A ação foi coordenada com a intenção de interromper o armazenamento, difusão e produção de materiais digitais com conteúdo de exploração sexual infantojuvenil por meio da Internet.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a Operação Carcará 13, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantil na cidade de Teresina. A ação foi coordenada com a intenção de interromper o armazenamento, difusão e produção de materiais digitais com conteúdo de exploração sexual infantojuvenil por meio da Internet.

Conforme a Polícia Federal, a partir de um mandado de busca e apreensão expedido pela 3⁠ª Vara Criminal Federal do Piauí, a PF realizou diligências em busca de provas contra o investigado.

Foto: Divulgação/ PF
Viatura da Polícia Federal

Segundo as autoridades, há fortes indícios de que o suspeito vinha adquirindo, armazenando e possuindo imagens e vídeos de abuso sexual infantil ao longo dos últimos anos. A investigação aponta que ele também estaria envolvido no compartilhamento desse tipo de material.

A polícia informou que a Operação Carcará 13 integra o plano de repressão continuada aos crimes relacionados ao abuso sexual infantil. Se comprovados os crimes, o suspeito poderá responder por posse e compartilhamento de material de violência sexual, vitimando crianças ou adolescentes, sem prejuízo da descoberta de outros ao longo da investigação.

Além disso, a PF destacou a importância de manter o monitoramento do mundo virtual e físico das crianças e adolescentes. Garantir a segurança dos jovens é um método de prevenção deste tipo de crime.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Polícia Federal

Operação Carcará 13

Veja também