UPA de Picos registra mais de 35 mil atendimentos em seis meses

A UPA foi inaugurada em 19 de abril deste ano, beneficiando pacientes de aproximadamente 100 municípios do Piauí.

A Secretaria estadual de Saúde do Piauí informou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Picos alcançou um marco significativo de 35.321 atendimentos e 31.681 exames laboratoriais realizados em apenas seis meses de operação. A UPA foi inaugurada em 19 de abril deste ano, beneficiando pacientes de aproximadamente 100 municípios do Piauí.

Focada em cuidados de saúde de complexidade intermediária, a UPA faz parte de uma rede organizada de assistência, colaborando com a atenção básica, o Novo Hospital Regional de Picos e o Hospital Regional Justino Luz, além de oferecer serviços de atenção domiciliar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
UPA 24H Picos

De acordo com a Sesapi, a UPA tem capacidade para atender até 300 pessoas diariamente com uma infraestrutura moderna, que inclui serviços como raios-x, eletrocardiografia, laboratório de exames, clínica médica, leitos de observação e telemedicina, através do programa Piauí Saúde Digital. 

Edilberto Lima, gerente da unidade, explicou que UPA de Picos tem se tornado uma referência em atendimento de urgência e emergência para adultos na região.

"É com muita satisfação que vemos os resultados da unidade de pronto atendimento. O Governo do Estado vem investindo cada vez mais na qualidade da assistência à saúde da região de Picos, seja com o novo hospital, reformas no Hospital Justino Luz, ou com aparelhos de saúde como a UPA. Queremos levar a melhor assistência à saúde para a população de Picos e sua macrorregião", ressaltou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

Mais conteúdo sobre:

Picos

Piauí

Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi

Veja também