Operação do Draco prende sete membros do Bonde dos 40 em Teresina

O delegado Charles Pessoa, responsável pela operação, informou que um dos alvos da operação conseguiu fugir utilizado sua companheira como escudo humano.

A Polícia Civil do Piauí realizou, nesta terça-feira (22), uma nova fase da Operação Draco nº 160, focada no combate ao crime organizado em Teresina, que resultou na prisão de sete membros da facção Bonde dos 40, na zona Sul da Capital. 

A ação, que contou com o apoio da Força Estadual de Segurança Pública (FESP), do Quinto Distrito Policial e da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi concentrada especialmente na região do Torquato Neto. Também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

O delegado Charles Pessoa, responsável pela operação, informou que está cumprindo as diretrizes do Delegado-Geral e do Secretário de Segurança Pública para intensificar o combate a facções criminosas em todas as zonas da cidade.

Durante a ação, foram apreendidas armas, incluindo uma pistola 9 mm, além de grande quantidade de dinheiro, munições, celulares e drogas. Segundo o delegado, a operação teve como objetivo desarticular um núcleo criminoso envolvido em diversos crimes, como homicídios e roubos, além de aliciar adolescentes para integrarem a facção.

Foto: PC-PI
Material apreendido com faccionados na zona Sul de Teresina

Entre os alvos da operação estava S.S, identificado como um dos líderes da facção criminosa, ocupando a posição de "general do estado". Apesar de ter conseguido escapar do cerco policial, utilizando sua companheira como escudo humano, Samuel permanece sendo procurado. Sua esposa, que também integra a facção e auxiliava na comercialização de drogas, foi presa em flagrante. Segundo o delegado Charles Pessoa, Samuel estava armado no momento da fuga, carregando uma pistola 9 mm.

"Foi uma ação muito importante que teve como alvo indivíduos que integram o núcleo de um Tribunal do Crime [...] Eles também estavam cooptando adolescentes para integrar essa facção criminosa", revelou o delegado.

A polícia informou que vai divulgar a foto do foragido para auxiliar na sua captura e pede o apoio da população com informações que possam levar à sua prisão. "É uma ação muito importante que retirou de circulação criminosos envolvidos em diversos crimes na zona sul de Teresina, principalmente homicídios e roubos. Com esse trabalho, conseguimos desarticular mais uma célula de facção", ressaltou o delegado.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO)

Polícia Civil do Piauí

Facções criminosas

Charles Pessoa

Veja também