Dia do Servidor Público: serviços essenciais de saúde continuam operando em Teresina
Embora o prefeito Dr. Pessoa tenha decretado ponto facultativo, os serviços de saúde são considerados essenciais e não podem ser paralisados.A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai manter os serviços essenciais funcionando durante todo o dia do servidor público, celebrado nesta segunda-feira (28).
Embora o prefeito Dr. Pessoa tenha decretado ponto facultativo para a administração pública direta e inteira do Executivo Municipal, a FMS informou que urgências e emergências dos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da rede pública irão operar normalmente.
O Hospital de Urgência de Teresina e o Laboratório Raul Bacellar também funcionarão em regime de plantão para suprir as demandas da população.
Além disso, segundo a FMS, nesta segunda-feira (28) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também atenderá normalmente com uma equipe de médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica.
Os serviços que não devem operar são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames), eles serão retomados na terça (29).
Segundo a fundação, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, que também integra a rede ambulatorial, só está em funcionamento hoje (25) e retoma suas atividades normais no dia 29. No mesmo dia, os serviços administrativos da FMS serão retomados.