Mais de 2.400 audiências de conciliação são realizadas na Cejusc de Teresina em 2024

O Centro de Solução de Conflitos incentiva cultura da paz no Judiciário e facilita acordos para processos diversos.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) 1 de Teresina informou que já foram realizadas 2.446 audiências de mediação e conciliação de janeiro a outubro de 2024, proporcionando alternativas mais rápidas e pacíficas para a resolução de disputas.

Segundo a Cejusc, essas audiências são fundamentais para agilizar o Judiciário no estado do Piauí, permitindo que conflitos sejam solucionados diretamente entre as partes envolvidas por meio do diálogo.

Foto: Divulgação/ TJ-PI
Cejusc

Conforme a secretária do Cejusc 1, Rita Almeida, o centro se dedica a transformar o processo de resolução de conflitos em uma experiência mais efetiva e menos adversarial para os cidadãos.

“Trabalhamos com diversos tipos de processos, em que vemos que a conciliação entre as partes se torna o meio mais eficaz para a resolução daquela situação, resultando em uma solução mais prática e rápida a todos. Dessa forma, estamos sempre buscando aplicar estratégias e planejamentos eficazes que, não apenas garantem a otimização do tempo das demandas judiciais, mas também, levam uma Justiça mais ágil e aliada à cultura da paz”, afirma Rita.

Conforme o TJ-PI, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) foram criados com a missão de promover uma justiça voltada ao diálogo e à conciliação. Por meio de audiências de mediação, esses centros buscam não apenas resolver os conflitos que chegam aos tribunais, mas também fomentar a harmonia e reduzir a animosidade entre as partes envolvidas. O objetivo maior é o fortalecimento da convivência social, oferecendo um ambiente de entendimento mútuo e respeito.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)

Veja também