Operação Saturação reduz roubos no Centro de Teresina, diz Secretaria de Segurança
Conforme a SSP-PI, a operação foi responsável por uma queda de 56% no número de roubos e de 46,15% no número de furtos.A Operação Saturação, realizada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria Especializada de Operações Policiais (DEOP), apresentou balanço das ações que resultaram na redução de crimes no Centro de Teresina. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado nessa quarta-feira (02), a iniciativa foi responsável por uma queda de 56% no número de roubos e de 46,15% no número de furtos no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Polícia Civil do Piauí, a operação foi desenvolvida em resposta a uma demanda dos comerciantes da região central da capital piauiense, que relatam um aumento nos casos de arrombamentos e furtos, especialmente durante a noite. A atuação das forças de segurança focou, principalmente, nos finais de semana, período em que os delitos costumam ser mais frequentes devido ao menor movimento de pessoas e ao fechamento das lojas.
"Nos últimos dias, as equipes realizaram abordagens a moradores de rua e usuários de drogas que frequentam a região, uma vez que, infelizmente, a maioria dos crimes é praticada por essas pessoas. Desde agosto, essas ações resultaram no cumprimento de oito mandados de prisão, envolvendo pessoas condenadas por tráfico de drogas, roubos e homicídios", explicou o delegado Tales Gomes, diretor do DEOP. Ele acrescentou que 80% das pessoas abordadas nas operações possuem antecedentes criminais, tanto no Piauí quanto em outros estados.
A Operação Saturação faz parte de um conjunto de ações coordenadas pelos órgãos de segurança para proporcionar um ambiente mais seguro à população e aos comerciantes de Teresina. Além do policiamento ostensivo e das abordagens estratégicas, a operação conta com o suporte de tecnologias de monitoramento e a intensificação da presença policial em pontos considerados críticos.
Conforme o delegado Tales Gomes, o período de final de ano exige uma atenção redobrada das autoridades de segurança devido ao aumento da circulação de pessoas e de valores no centro comercial. “Esse ambiente mais movimentado cria oportunidades para crimes contra o patrimônio, como roubos à mão armada e furtos, o que exige uma atuação mais incisiva das forças policiais para garantir a segurança de todos”, afirmou.
Ainda de acordo com o delegado, a operação terá continuidade até o final do ano, com um aumento do efetivo policial e do reforço das fiscalizações. A expectativa é que as ações continuem impactando positivamente na redução dos índices de criminalidade e na melhoria da sensação de segurança no centro da capital.