Rafael Fonteles inaugura centro cirúrgico no Novo Hospital Regional de Picos
Segundo Fonteles, a expectativa é que o hospital atinja seu funcionamento integral até o final de 2024, oferecendo todos os serviços de um hospital de alta complexidade.O governador Rafael Fonteles esteve nessa quarta-feira (02) no Novo Hospital Regional de Picos para acompanhar a inauguração de serviços que serão oferecidos à população nos próximos dias. Entre as novidades, está a ativação do centro cirúrgico, o que permitirá a realização de cirurgias eletivas; a abertura de mais 40 leitos, sendo 30 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e a instalação de uma sala de Recuperação Pós-Anestesica (RPA).
Segundo Fonteles, a expectativa é que o hospital atinja seu funcionamento integral até o final de 2024, oferecendo todos os serviços de um hospital de alta complexidade.
“O funcionamento do Novo Hospital Regional de Picos será gradativo, com a transferência de pacientes vindos do Hospital Justino Luz e a implementação de novos serviços. No próximo mês, o segundo pavimento deverá entrar em funcionamento, aumentando a capacidade de leitos e atendimento. Queremos que o hospital esteja totalmente operacional até o fim deste ano, pronto para todos os tipos de cirurgias e tratamentos, incluindo o atendimento oncológico”, afirmou o governador.
O Novo Hospital Regional de Picos conta com três pavimentos e 206 leitos de internação. Desses, 60 estão localizados no térreo, enquanto o 1º e o 2º andares possuem, cada um, 73 leitos. A unidade também dispõe de 20 leitos de UTI adulto, uma área de hemodinâmica, ambientes de apoio técnico, setor de radiologia com equipamentos de ressonância magnética e tomografia, além de um auditório com capacidade para 135 pessoas. A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), representou um investimento total de R$ 54,8 milhões.
Segundo o governo, com a ativação das novas atualizações e a previsão de conclusão das obras nos próximos meses, o hospital se tornará um centro de referência para o atendimento de média e alta complexidade na região, ampliando o acesso à saúde para a população de Picos e municípios vizinhos.
Durante a visita, Rafael Fonteles destacou a importância do Novo Hospital Regional de Picos no contexto de uma rede de saúde mais robusta e completa para o município. Ele ressaltou que, além do hospital recém-inaugurado, a cidade contará com outras três estruturas hospitalares mantidas pelo Governo do Estado: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Policlínica com Central de Diagnósticos e o Hospital Justino Luz, que está passando por reformas para se tornar um complexo maternoinfantil.