Estudantes do Piauí embarcarão para intercâmbio na Coreia do Sul

Os alunos dos Centros Estaduais de Tempo Integral de Campo Maior e Batalha participarão de aulas de Programação no Korean IT Vocational College

Estudantes e professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Ceti) Raimundinho Andrade, de Campo Maior, e Conselheiro Saraiva, de Batalha, embarcam nesta quinta-feira (10) para um intercâmbio educacional na Coreia do Sul. A viagem é resultado do desempenho no 1º Seduckathon, competição promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que incentiva a inovação tecnológica no ambiente escolar.

Os vencedores da competição participarão de aulas de Programação no Korean IT Vocational College, instituição educacional especializada nas áreas de tecnologia. Durante o intercâmbio, que inclui visitas a laboratórios de última geração e atividades culturais, estudantes e professores terão a oportunidade de conhecer o ambiente educacional sul-coreano e explorar o ecossistema tecnológico de um dos países mais avançados no setor.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Estudantes do Piauí embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul

A equipe do Ceti Raimundinho Andrade, de Campo Maior, desenvolveu o aplicativo Seduc Guard, voltado para a segurança nas escolas em situações de emergência. O grupo, orientado pelo professor Olímpio Passos de Carvalho Segundo, propôs uma solução que integra a comunicação em caso de crises dentro das instituições de ensino. Antônio Artur de Sousa Silva, um dos estudantes do grupo, destacou a importância da viagem para sua formação e a alegria de sua família com a conquista.

Já os alunos do Ceti Conselheiro Saraiva, de Batalha, criaram a plataforma Livrotech, que permite a consulta do acervo bibliográfico, o empréstimo e a renovação de livros, além de um sistema de gamificação e recomendações literárias. A proposta foi orientada pelo professor Mayke Lombardo de Castro e utiliza recursos de realidade virtual para tornar a experiência de leitura mais interativa.

O estudante Hiago Medeiros Correia, do Ceti Conselheiro Saraiva, ressaltou a importância do intercâmbio para seu desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto Izabel Letícia Alves da Silva, também integrante do grupo, disse que a competição despertou seu interesse pela área de Tecnologia da Informação. Além do aprendizado acadêmico, os alunos aguardam a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura coreana e explorar o país durante o período de intercâmbio.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Secretaria de Estado da Educação - Seduc

Governo do Piauí

Veja também