Detentas da penitenciária de Parnaíba irão produzir absorventes
O Programa Dignidade Menstrual visa garantir o direito ao trabalho para pessoas privadas de liberdade, além de garantir o acesso a itens de higiene menstrual.A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, localizada em Parnaíba, está se preparando para a produção de absorventes. Essa ação faz parte do Programa Dignidade Menstrual, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.
O gerente da unidade, Fernando Caldas, e a instrutora de cursos profissionalizantes de corte e costura, Suzana Sousa, estão participando do 1º workshop do programa, que teve início em 28 de outubro e se estenderá até esta sexta (1).
Segundo a Secretaria de Justiça, o evento tem como objetivo capacitar servidores de todo o país que atuam em sistemas prisionais, formando multiplicadores para a implementação da segunda etapa do programa. Na primeira fase do projeto, o Senappen doou equipamentos para todas as unidades federativas.
Conforme a diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Geusélia Cavalcante, as internas vão produzir os absorventes e também fraldas descartáveis fornecendo esses itens ao próprio sistema e se houver produção excedente poderão ser realizadas doações a outras instituições.
O Programa Dignidade Menstrual visa garantir o direito ao trabalho para pessoas privadas de liberdade, além de garantir o acesso a itens de higiene menstrual. Essa iniciativa promove saúde, segurança e dignidade dentro do sistema prisional, contribuindo para a reintegração social interna.