Alepi atinge índice de transparência de 84,52% em 2024, aponta Atricon
De acordo com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o nível era de 47,81% em 2022 e subiu para 84,52% em 2024.A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) apontou que Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) conquistou um índice de 84,52% de transparência no ano de 2024, classificando-se como nível elevado. Os dados foram divulgados dessa quarta-feira (13) e são referentes ao Radar da Transparência Pública.
O presidente da Alepi, o deputado estadual Franzé Silva (PT), ressaltou que foi implementada uma reestruturação administrativa no qual a transparência foi adotada como programa de gestão.
“Nós transformamos a transparência na Assembleia em programa de gestão, dentro da reestruturação administrativa que implementamos. O resultado da Atricon demonstra o compromisso que temos e o respeito à população, que cobra mais transparência dos poderes”, pontua.
O parlamentar explicou ainda que essa estratégia trouxe resultados significativos nos índices em relação ao ano de 2022, quando o nível de transparência era de 47,81%. Segundo Franzé, esse processo foi de suma importância para abranger os principais itens exigidos pela Atricon para melhora da transparência.
“Isso significa que atendemos aos requisitos da Atricon na maior parte dos principais itens exigidos para melhorar a transparência, como receita e despesa pública”, observa Franzé Silva.
Por: Jéssica Borges