Feira da Agricultura Familiar conta com mais de 140 participantes no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, no cerrado piauiense, a produção de horticultura se destaca como uma importante fonte de geração de rendaA Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, que acontece de quinta-feira (18) a sábado (24), no Parque Potycabana, em Teresina, reunirá a produção de todos os territórios do estado. Mais de 140 agricultores familiares irão participar do evento, vindo em caravanas para apresentar seus produtos, tornando este o maior encontro dedicado à agricultura familiar do Piauí.
Segundo o Governo do Piauí, no cerrado piauiense, a produção de horticultura se destaca como uma importante fonte de geração de renda e incentivo às cadeias produtivas de alimentos saudáveis pelos agricultores familiares. No território dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, produtos da agricultura familiar, como hortaliças, melancia, macaxeira e tubérculos, fazem parte dos projetos institucionais da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Alimentação Saudável (PAS), contribuindo para o desenvolvimento rural, geração de renda e distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social na região. Em Jerumenha, mais de 700 famílias são beneficiadas pelo PAS e pelo PAA. O cerrado piauiense será representado na Feira da Agricultura Familiar por coletivos como o assentamento Santa Tereza, de Uruçuí, a associação da comunidade Maliças e Adjacências, de Bertolínia, a Associação dos Colonos do Riacho São Camilo, de Jerumenha, e a Cooperativa Vale dos Esfolados e Paracati, de Sebastião Leal.
O agente de Desenvolvimento Territorial do Cerrado na SAF, Valmir Abreu, destacou a presença de expositores de agricultores familiares na feira, com diversos produtos extrativistas como os azeites de buriti, pequi, amêndoas e sequilhos, e no setor de artesanatos, enfatizou as produções de palha e de talho. “O território do Alto Parnaíba não vem para a feira somente pela questão da comercialização, mas também para interação do cerrado piauiense com todo o estado, mostrando para sociedade que a agricultura familiar ainda resiste, sobrevive e conta com o apoio de ações do Governo do Estado,” ressaltou o agente.
Ainda de acordo com o Governo do Piauí, a feira contará com diversos espaços, incluindo a Quitanda da Agricultura Familiar, dedicada à comercialização de frutas e hortaliças, e o projeto Trança, que vai promoverá a venda de artesanato. Haverá também stands com a exposição de produtores de diversas regiões do estado, como cerrado, semiárido, e região meio-norte. Uma área será reservada à economia solidária, com a comercialização de produtos de mulheres negras e indígenas. Além disso, a feira oferecerá atrações culturais, como Chambinho do Acordeon, Gonzaga Lu, Chagas Vale e Tambor de Crioula. A programação também incluirá palestras e espaços de troca de conhecimentos voltados aos agricultores familiares.
Por: Maria Fernanda Rios