Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do EstadoNesta quinta-feira (21), durante o evento Pactos pelo Piauí, no Centro de Convenções, em Teresina, o governador Rafael Fonteles vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado para adesão das novas gestões. O evento visa fortalecer a articulação entre os governos Estadual e Federal e a Associação de Prefeitos Municipais (APPM).
Segundo o governo, Rafael Fonteles irá proferir a palestra "Estado e Municípios Unidos pela Educação, Saúde, Primeira Infância, Segurança, Meio Ambiente, Tecnologia, Saneamento e Defesa Civil". Em seguida, um representante do Ministério da Gestão e Inovação abordará o tema "Captação de Recursos Federais, Modelo de Governança e Gestão Pública de Rede de Parcerias". O representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República falará sobre "Governo Federal e Municípios: Parceria que Fortalece o Brasil". A Caixa Econômica Federal também estará presente, com um representante que falará sobre "Caixa & Gestor Público: Parceria que Impulsiona o Brasil".
O prefeito reeleito de São José do Piauí, Ademaelton Bezerra, destacou que visualiza o Pacto pelo Estado do Piauí como uma oportunidade histórica para a união de forças em prol do desenvolvimento do estado e que esses pactos representam muito mais que um compromisso político. “É um chamado para que governo, iniciativa privada e sociedade trabalhem juntos em busca de soluções concretas para os três desafios que enfrentamos. Na nossa cidade, por exemplo, já temos prioridades claras que podem se alinhar com esses pactos: melhorar a infraestrutura, fortalecer a educação e garantir acesso à saúde de qualidade. Com esse tipo de parceria, podemos acelerar projetos que beneficiarão diretamente a nossa população", afirmou.
Rafael Fonteles também apresentará a Carteira de Pactos Colaborativos Interfederativos, que abrange programas em várias áreas: Pacto pelas Crianças, Pacto pela Gestão e Tecnologia, Pacto pela Saúde, Pacto pelo Meio Ambiente, Pacto pelo Saneamento e Defesa Civil, Pacto pela Segurança e Trânsito e Pacto pela Educação. Os novos gestores terão a oportunidade de conhecer os indicadores do Estado e, com base nisso, impulsionar iniciativas em diferentes áreas de atuação da carteira, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos 224 municípios do Piauí.
Por: Maria Fernanda Rios