Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º GrupamentosO Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí (CBMEPI) tem buscado promover uma agenda constante de treinamentos operacionais, com o objetivo de aprimorar a capacitação das equipes para responder com agilidade, eficácia e segurança a diferentes tipos de ocorrências.
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos. Os exercícios, supervisionados por oficiais experientes, como tenentes e capitães, são realizados antes do início dos plantões. Durante as sessões, são abordadas atividades como a revisão das viaturas, o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o manuseio de ferramentas de resgate e simulações de ocorrências reais.
O Tenente Stanley, enfatizou que o objetivo principal dos treinamentos diários, é garantir que os bombeiros estejam preparados para qualquer tipo de acionamento pela Central 193. “Os exercícios ajudam a equipe a revisar equipamentos, treinar protocolos e aprimorar habilidades práticas. Isso aumenta a confiança dos militares e garante um atendimento de excelência à população”, explicou.
Durante uma simulação de combate a incêndio urbano, o soldado Alielson ressaltou a importância da prática constante para o aprimoramento das habilidades. “Esses treinamentos são essenciais. A teoria que aprendemos em sala de aula só ganha vida com as práticas. Quando saímos daqui direto para uma ocorrência, sentimos mais confiança para agir com eficiência e segurança”, afirmou.
Ainda de acordo com o Tenente Stanley, além de capacitar os militares, os exercícios contribuem para o fortalecimento do espírito de união e cooperação entre as equipes. “O trabalho em conjunto é essencial para o sucesso das missões. Aqui, os bombeiros aprendem a confiar uns nos outros, a atuar de forma coesa e a oferecer um atendimento homogêneo e de qualidade à população”, finalizou o oficial.
Por: Maria Fernanda Rios