Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.A sétima edição do Novembrinho Azul foi realizada nessa quinta-feira (21), no Hospital Infantil Lucídio Portella, que visa a prevenção e diagnóstico precoce de problemas de saúde masculinos em crianças e adolescentes, por meio de atividades educativas e ambulatoriais.
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.694 que oficializou o mês de novembro como um período dedicado à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade no Brasil, com isso o Novembrinho Azul ficou ainda mais relevante.
O diretor-geral do Hospital Lucídio Portella, Dr. Ribamar Bandeira, explicou que são oferecidos cuidados especiais com atendimentos realizados por médicos urologistas, nefrologistas, cirurgiões pediátricos e pediatras. Além disso, a programação inclui vacinação contra o HPV, palestras educativas, atividades recreativas e acolhimento familiar realizado por uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
“O objetivo é cuidar da saúde dos meninos desde cedo, identificando possíveis problemas e promovendo a prevenção de complicações na vida adulta. Iniciativas como estas são fundamentais para a implementação de políticas públicas de saúde eficazes”, destacou o diretor-geral do HILP, Dr. Ribamar Bandeira.
Ainda conforme a direção do hospital, a campanha está alinhada aos esforços para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a capacitação de gestores e profissionais sobre a importância de tratamentos preventivos para meninos, reduzindo os fatores de risco para doenças na vida adulta.
“Ações preventivas como o Novembrinho Azul são essenciais para identificar problemas de saúde que, muitas vezes, passam despercebidos na infância. Um atendimento precoce pode fazer toda a diferença para a saúde futura desses meninos”, reforçou Dr. Ribamar Bandeira.
Por: Jéssica Borges