Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do ImepiO Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em colaboração com a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), está conduzindo a verificação dos radares de trânsito na região Sul do Estado. A ação de vistoria ocorre até quinta-feira (28) nos municípios de São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, São Braz do Piauí, Anísio de Abreu, Jurema do Piauí e Floriano.
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi. Além disso, os equipamentos devem estar com os certificados dentro do prazo de validade. Após a instalação do radar pelo órgão de trânsito responsável, a solicitação de verificação do aparelho é feita ao Imepi.
O fiscal do Imepi, Gilberto Alexandrino, explica que, inicialmente, é feita a inspeção do equipamento e da documentação. Em seguida, é realizada a aferição do radar utilizando um dispositivo chamado cronotacômetro, que serve para medir com precisão a distância, o tempo e a velocidade, em aplicações que exigem alta confiabilidade. Dependendo do tipo de verificação, serão feitas várias passagens para garantir a precisão das medições. "Se aprovado, o radar é selado em todos os pontos descritos pela portaria de aprovação e, posteriormente, é emitido o laudo de ensaio e certificação. Em caso de reprovação no ensaio metrológico, o aparelho é enviado para reparação e outra checagem é marcada", acrescentou o fiscal.
Por: Maria Fernanda Rios