Rafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana

De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente

O governador Rafael Fonteles assinou decreto, publicado no dia 25 de novembro deste ano, que amplia a área de proteção ambiental (APA) de Ingazeiras, localizada no município de Paulistana. A ampliação foi previamente debatida com a comunidade, por meio de uma consulta pública realizada no mês passado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Conforme o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente, proteger a fauna e a flora e proibir práticas que possam comprometer a função ecológica da área. Para viabilizar a expansão da área de proteção, o governo considerou o relatório técnico elaborado pela Diretoria do Centro de Geotecnologias Ambientais e Gestão Ambiental (CGEO) da Semarh.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí
Área de proteção ambiental em Paulistana

Segundo o Governo do Piauí, o documento amplia a área de proteção ambiental de Paulistana, criada em janeiro de 1999. Com a expansão da APA, a Semarh intensificará a fiscalização das atividades esportivas, culturais, científicas e de turismo ecológico, além das atividades econômicas, para garantir sua compatibilidade com a conservação ambiental. 

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, enfatizou que o compromisso em ampliar a área de proteção ambiental em Paulistana. “Estamos fortalecendo a proteção da biodiversidade do estado”, destacou.

Por: Maria Fernanda Rios 

Mais conteúdo sobre:

Paulistana

Piauí

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)

Paulistana - Piauí

Governo do Piauí

Daniel Oliveira

Rafael Fonteles

Veja também