UFPI expulsa Thiago Mayson condenado por matar a estudante Janaína Bezerra
A decisão foi expedida pelo reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro, mais de 1 ano após o crime.Thiago Mayson da Silva Barbosa, condenado a 18 anos e 6 meses de prisão por estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, foi expulso da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A decisão foi expedida pelo reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro, mais de 1 ano após o crime.
O acusado era matriculado no Programa de Pós-Graduação em Matemática, no campus de Teresina. Com o afastamento, Thiago Mayson está impedido de frequentar as aulas, realizar as atividades acadêmicas e obter os créditos para conclusão do curso.
Entenda o caso
A estudante de jornalismo da UFPI, Janaína Bezerra, foi encontrada morta no dia 28 de janeiro de 2023 dentro das dependências da instituição em Teresina. A jovem, de 21 anos, estava participando de uma calourada na noite anterior.
Segundo a Polícia Civil, o estudante de mestrado Thiago Mayson foi abordado por seguranças da universidade com Janaína Bezerra já sem vida em seus braços.
Após passar por exames cadavéricos, o Instituto Médico Legal (IML) constatou que Janaína foi estuprada e morreu após ter o pescoço quebrado.
A juíza Haydee Lima de Castelo Branco decretou a prisão preventiva no dia 29 de janeiro deste ano. O inquérito foi concluído no dia 6 de fevereiro e concluiu que Thiago Mayson praticou violência sexual contra Janaína após a morte da estudante, ele ainda teria gravado vídeo e tirado foto da vítima ainda com vida, porém vulnerável.
O então estudante foi indiciado por homicídio duplamente qualificado por meio cruel e motivo torpe no dia 6 de fevereiro de 2023. A condenação foi proferida no dia 30 de agosto de 2023 pelo Conselho de Sentença, a pena fixada foi de 18 anos e 6 meses de prisão.